Fique Informado: Notícias

10 MOTIVOS PARA INVESTIR EM ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL

04/05/2021

Por que instalar um sistema solar residencial?

Existem diversos motivos para investir em um sistema de energia solar residencial. Aqui, listamos os 10 principais:

Economia na conta de energia elétrica

Instalar o sistema de energia solar na sua residência pode gerar uma economia na conta de luz em até 95%. Esta grande diferença é um dos principais estímulos e vantagens do investimento.

Esta economia é obtida por meio de crédito. O excedente gerado é colocado na rede elétrica e volta para a distribuidora. Então, ela utiliza essa carga como crédito e faz o abatimento na conta em até 60 meses.

Sistema autossuficiente e renovável

O sistema de energia solar é limpo, renovável e autossuficiente. Uma residência pode utilizar essa fonte para suprir sua necessidade, sem que isso gere qualquer poluição no ambiente.

Em locais remotos ou de difícil acesso, em que a rede elétrica ainda não é acessível, a energia solar é capaz de suprir sozinha a necessidade energética. Já nos casos em que há ligação com a rede pública, a energia solar também pode ser autossuficiente ou servir como alternativa, reduzindo os custos.

Fácil instalação

O processo de instalação do sistema de energia solar é muito simples, mas sempre deve ser feito por uma empresa especializada. Como nosso país tem um alto índice de incidência solar, a instalação do sistema é totalmente indicada.

Pouca manutenção

A manutenção dos componentes e do sistema, em geral, é muito simples. Na maioria das vezes, a própria água da chuva pode ser suficiente para limpar os painéis solares e garantir a perfeita captação e transformação.

Apesar disso, é interessante manter uma rotina de limpeza, pois o acúmulo de impurezas e sujeiras pode interferir na eficiência do sistema. Um pano úmido pode ser suficiente para atender à necessidade de limpeza.

Vida útil mais longa

Em média, a vida útil de um sistema de energia solar gira em torno de 25 anos. Esse longo período é um incentivo para a sua instalação. O investimento inicial pode ser um pouco mais elevado, mas, em longo prazo, esse valor não sofre novas demandas e distribui-se em vários anos.

Maior retorno sobre o investimento

Como falamos, a economia na conta de luz pode chegar a incríveis 95%. Esse valor, se comparado ao investimento, apresenta um retorno entre 5 e 6 anos.

Resistência a intempéries

O sistema de energia solar residencial é totalmente resistente a intempéries. Variações no clima, tempestades e chuva não comprometem a estrutura da instalação. É claro que o princípio de funcionamento é a incidência solar, então, se houver um período longo de chuvas, a geração de energia será comprometida, mas, no Brasil, esses períodos são raros na maioria das localidades.

Valorização do imóvel

A valorização do seu imóvel com a instalação do sistema de energia solar é uma outra vantagem e também um incentivo. Especialistas do ramo imobiliário afirmam que residências com sistema de energia solar podem valorizar até 30%.

Certamente, os compradores de imóveis vão preferir uma opção em que já exista a instalação do sistema e, como consequência, a economia de energia elétrica.

Incentivos ficais

Em busca de fontes renováveis, há incentivos para a energia limpa. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 90% dos brasileiros querem gerar energia de forma renovável. Este incentivo também é financeiro. Em alguns lugares, há descontos no IPTU, como é o caso da Prefeitura de Palmas, em Tocantins. Lá, o desconto chega a 80% no imposto.

Em outros países, como na Alemanha, em que a tecnologia está em estágio mais avançado, o incentivo é ainda mais forte. O governo alemão assume parte do valor necessário para a instalação do sistema, oferece valores atraentes para a compra do excedente de energia, permite que os donos de imóveis geradores vendam a energia para a vizinhança e ainda coloca uma sobretaxa para aqueles que ainda não adotaram a energia limpa em suas casas.